Sin categoría

Como saber se o carro tem dívidas com o banco?

Como saber se o carro tem dívidas com o banco?

O carro próprio é um sonho que pode trazer dor de cabeça se você não tomar alguns cuidados na hora da compra, principalmente se for um veículo de segunda mão. Uma das precauções mais importantes é saber se o carro tem dívidas com o banco. Por isso, preparamos um post que vai te ajudar a descobrir se o automóvel no qual você tem interesse tem alguma pendência, ou se está regular, assim você não terá problemas na hora de transferir o carro para o seu nome. Continue lendo!

Por que consultar se o carro tem dívidas com o banco

Checar a situação do veículo que você quer comprar é essencial para não ter problemas no futuro e aproveitar o seu carro novo sem preocupações. Mesmo que o vendedor garanta que está tudo certo, é interessante se precaver e fazer sua própria checagem. Além de parcelas em aberto, o carro pode ter outras dívidas como IPVA atrasado e, na pior das hipóteses, você pode até estar comprando um automóvel roubado sem saber!

Consultar se o carro tem dívidas com o banco ou outros débitos permite que você tome ciência dos seguintes fatores:

  • Dívidas e juros – contas atrasadas podem ter juros que podem atingir valores altos e virar uma bola de neve;
  • Dívidas que passarão a ser suas – se você está comprando um veículo com débitos, essas dívidas passam a ser sua responsabilidade;
  • Transferência do veículo – só é possível transferir um veículo se todas as dívidas estiverem quitadas, por isso é fundamental saber se o carro tem dívidas com o banco ou outros débitos.
  • Apreensão do veículo – se você andar em um carro com débitos pendentes, o veículo até pode ser apreendido em uma blitz.

Agora que você já entendeu a importância de saber se o carro tem dívidas com o banco ou outros tipos de pendência, é hora de aprender como fazer essa consulta. Confira a seguir!

Como consultar as dívidas de um carro

Checar todas as pendências de um automóvel é bem simples e pode te ajudar a evitar uma série de problemas, como mencionamos anteriormente. Você pode consultar o Detran ou a Secretaria da Fazenda do seu estado. Para isso, vai precisar do número da placa e do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo. 

O Renavam é como se fosse o nosso RG, a identidade do carro. Ele registra todas as informações do automóvel desde sua fabricação até o descarte. Entre elas:

  • Dados de fabricação do veículo;
  • Dados de registro do veículo;
  • Emplacamento;
  • Mudança de estado ou propriedade.

Fazendo a consulta com o número do Renavam, é possível descobrir informações importantes referentes à pendências financeiras do carro, como se o IPVA e o licenciamento estão em dia, se as alterações feitas no carro são regulares e se existem multas em aberto.

É importantíssimo lembrar que as multas não pertencem ao veículo e sim ao motorista, por isso, se você comprar um carro com dívidas relacionadas a multas que não foram pagas pelo proprietário anterior, elas passam a ser suas.

Ao verificar o número do Renavam, é possível ver também se o veículo possui dívidas com o banco resultantes de um financiamento, por exemplo, o que pode ocasionar uma restrição judicial, impondo que você não pode não pode usar o carro até que os débitos sejam regularizados.

Desconfie se o vendedor se recusar a passar essas informações para você. Isso pode ser um sinal de que há algo errado com o veículo!

Como descobrir se um carro está alienado

Outra situação que pode ocorrer é o carro ter sido dado como garantia de alguma dívida, o que significa que ele foi alienado e enquanto o devedor estiver com parcelas em aberto, o veículo pertence ao credor, seja ele uma pessoa, banco ou outra instituição financeira.

Nestes casos, o comprador precisa estar ciente dessa dívida e pode a assumir no lugar do dono anterior do carro. Essa transferência precisa ser aprovada pelo credor. Para descobrir se o carro tem dívidas com o banco e está alienado, você também pode fazer a pesquisa no site do Detran, com os números da placa e do Renavam do automóvel. Basta acessar o site do órgão, clicar em veículo e selecionar “veículo quitado ou financiado”.

Com essas dicas, você tem muito mais segurança na hora de comprar um carro seminovo!

Nos interesa leerte, déjanos tus comentarios.