Sin categoría

Reescalonamento da dívida

Reescalonamento da dívida

Todos nós podemos acabar passando por algum imprevisto ou momento de descontrole financeiro que nos coloque em dívida com o banco e outras instituições de crédito. O reescalonamento da dívida é uma opção para renegociar o que você deve e tornar o pagamento possível. Mas antes de concordar com qualquer coisa, é preciso analisar se esse tipo de acordo realmente vale a pena para você e sua vida financeira. No post de hoje, vamos esclarecer melhor as opções possíveis para o reescalonamento da dívida. Confira abaixo!

O que é o reescalonamento da dívida

O reescalonamento da dívida é uma forma de renegociar o que você deve ao banco. A ideia dessa alternativa é aumentar o parcelamento do saldo para que as parcelas passem a caber no bolso do devedor e ele consiga quitar a dívida. Dessa forma, é possível evitar que a dívida se torne uma bola de neve e um desastre financeiro difícil de reverter. Essa opção é válida inclusive para financiamentos estudantis, como o Fies. 

Caso você esteja pagando um débito em parcelas, mas enfrenta dificuldades para cumprir com as mensalidades, é possível pedir um reescalonamento da dívida à instituição credora. Nesta negociação, o credor irá diminuir o valor das parcelas, aumentando o número delas. Como resultado, haverá o aumento da tributação do valor em dívida, mas se você está apertado e não quer ficar com o nome sujo, essa pode ser uma boa opção.

É válido ressaltar que o reescalonamento da dívida não representa uma diminuição do valor devido, muito pelo contrário. O montante final pago será maior do que era antes do acordo, porém, com parcelas menores, você evita o incumprimento e pode dar mais um passo para recuperar sua saúde financeira, por isso este tipo de negociação é uma alternativa considerada por muitas pessoas.

Como pedir o reescalonamento da dívida?

O reescalonamento da dívida pode ser feito de duas formas: por iniciativa do cliente ou da instituição credora. Na primeira, o cliente procura a instituição para a qual está devendo a fim de propor uma negociação, provavelmente porque não tem condições de cumprir com o que havia sido acordado previamente. Na segunda forma, quando o cliente já possui algumas parcelas atrasadas, existe a possibilidade do próprio banco oferecer o reescalonamento da dívida.

Seja qual for o caso, é fundamental prestar bastante atenção nas condições propostas antes de fechar negócio. Cada instituição financeira possui sua política, então não deixe de analisar as vantagens e desvantagens do acordo proposto para você. Lembre-se que o credor também tem interesse de que você possa quitar seu débito, por isso, não tenha medo de pedir redução dos juros e descontos no reescalonamento da dívida.

Vantagens e desvantagens do reescalonamento

Como mencionamos, o reescalonamento da dívida pode oferecer vantagens e desvantagens para quem fecha este tipo de acordo. Vamos começar pelas vantagens a seguir:

  • Recuperação de crédito;
  • Parcelar com valor mais acessível para sua realidade;
  • Possibilidade de descontos no valor da dívida;
  • Desvinculação com a instituição;
  • Sair da inadimplência.

No entanto, vale ressaltar que é necessário avaliar todo o seu contexto financeiro para não acabar cometendo um erro que só irá resultar em mais dívidas. Isso porque este serviço também oferece algumas desvantagens também, como os juros altos e o aumento do valor total da dívida. Confira alguns cuidados indispensáveis ao considerar o reescalonamento da dívida.

Cuidados ao considerar o reescalonamento da dívida

Agora que você já entendeu melhor as vantagens e as desvantagens do reescalonamento da dívida, é preciso tomar alguns cuidados, se você está considerando este tipo de acordo. Primeiro, tente entender melhor a sua atual realidade financeira: quais seriam os valores ideais para que cumprir um novo contrato e quitar a dívida seja possível? 

Considere também a possibilidade de um empréstimo e analise qual alternativa seria mais barata para você, principalmente a longo prazo. Além disso, tire todas as suas dúvidas com o credor. Caso não entenda alguma parte do contrato, procure o auxílio de um especialista. Na dúvida, com relação ao contrato de reescalonamento da dívida, não o assine.

Essa é uma decisão que pode impactar muito a sua vida financeira e tem a finalidade de te ajudar, por isso considere bastante as possibilidades disponíveis antes de decidir qual é a melhor escolha para o seu futuro!

Nos interesa leerte, déjanos tus comentarios.